Como fazer manteiga ghee/clarificada em casa (tutorial em vídeo)

Oláááá!!
Eu sempre posto que douro as minhas batatinhas e outros tubérculos na manteiga ghee/clarificada. Também a utilizo em purês e para dourar bifes, ou em receitas que necessitam de uma certa oleosidade.

Mas o que seria essa tal de manteiga ghee/clarificada?
De acordo nosso amigo google é "óleo purificado da manteiga, sem sal, sem tóxinas, sem lactose e elementos sólidos". Além disso ela é muito utilizada na cozinha indiana por ter propriedades rejuvenescedoras e curadoras.

Esclarecido o que é, vamos entender porque utilizá-la ao invés das outras manteigas e margarinas. Porque estas duas como todos já sabemos fazem muito mal à saúde, devido a presença de gordura e outros elementos que podem alterar o colesterol ruim. Enfim, eu não sou nutricionista e nem posso me adentrar mais neste assunto, contudo é de conhecimento geral que estes dois ingredientes devem ser evitados e até retirados da rotina alimentar!
Diante deste fato resolvi fazer minha contribuição e ensinar como é feita a manteiga ghee, pois ela é encontrada em lojas de produtos naturais, porém o preço não é muito amigável o que pode levar a você a não querer implementá-la em seu cardápio.

Ela é essa amarelinha


Ingredientes:

-2 tabletes de manteiga sem sal

Passo a passo: 





Depois de pronto é só colocar no freezer para endurecer e pode deixar fora da geladeira que não estraga.


Espero que tenham gostado do tutorial. Vou começar a gravar algumas receitas em vídeo para ficar mais dinâmico. Gostaram? Quem fizer me fala o que achou. beijinhos









Comentários