Como comecei a correr; Dificuldades e desafios de uma principiante

Olá, pessoal!

Finalmente consegui fazer o post de como comecei a correr!
Muitas pessoas já me perguntaram sobre isso e diversas vezes me perguntam sobre outras coisas relacionadas ao assunto. Então decidi compartilhar com vocês um pouco da minha história com esse esporte, pois acredito que dessa maneira esclarecerei muitas dúvidas não apenas em relação à corrida, mas também à atividade física.

Ás vezes temos vontade de fazer algo e não sabemos por onde começar e, por isso acabamos desistindo. Porém, esse post servirá de exemplo de que podemos sim fazer o que desejamos. Seja no esporte e até na vida. Pode parecer um pouco clichê falar isso, entretanto no final vocês vão entender um pouco melhor do que estou falando. Então vamos lá!

Como tudo começou

Era meu segundo ano de cursinho, estava cansada, exausta e estressada. Não fazia nada além de estudar todos os dias, o dia todo, o que acabou me levando para o hospital com dores de estômago e intestino causadas pelo estresse. Além disso, sofria com uma terrível insônia, que nem os remédios naturais estavam resolvendo. Foi então que decidi seguir o conselho do médico de começar a me exercitar.

Evitei ao máximo seguir a sugestão, porque achava que isso iria atrapalhar meus estudos e desempenho, já que teria que separar uma hora para a academia. Sem contar o tempo que gastaria para ir até lá, voltar para casa, me arrumar e etc. Mas, resolvi tentar e acabei me surpreendendo com os resultados.

Realmente eu teria que dedicar um tempo ali, contudo era algo para mim, para a vida toda! E não demorou para ver as diferenças: maior disposição, leveza mental, melhora no sono e muito menos estresse. Mas aí você pergunta: E a corrida? Espera que já vou falar sobre ela, só estou contando isso, pois muitas pessoas dão desculpas por acharem que não terão tempo de começar um esporte. E assim como eu pensava, acham que é besteira e que ficarão ainda mais cansados por ser mais uma coisa na rotina, contudo é o contrário.

Meus primeiros passos 

Já estava matriculada na academia, uma smartfit, que não tem aulas aeróbicas e eu queria complementar o treino de musculação de alguma maneira. Então resolvi escolher a esteira e começar a correr, porque meu pai já era corredor e assim poderia ter umas dicas.

Mas logo tive uma surpresa: era difícil para caramba! Não conseguia correr nem um minuto na velocidade oito, porque meu coração já subia na boca, me sentia quente, com as bochechas queimando e com falta de ar. Sim, isso é super normal para pessoas que não fazem nada como eu naquela época.

Apesar daquela sensação horrível de se sentir ofegante e até com ânsia eu decidi continuar, pois sabia que precisava treinar. E foi aquilo que me despertou o gosto pela corrida: o desafio de me superar. Eu sempre gostei de bater metas, superar desafios pessoais e provar para mim mesma que eu conseguia melhorar em algumas coisas, e a corrida estava me proporcionando isso.

Aprendendo a treinar

Primeiramente conheci minha amiga, a esteira. Aprendi a caminhar nela, porque no início é muito estranho, dá medo de cair e até seguramos dos lados, então é super normal ter essa sensação! (rs)

Depois tirei algumas dúvidas com a personal do local e com o meu pai, dando início aos treinos. Comecei assim: um minuto andando confortável, um minuto andando mais rápido e um minuto correndo no meu máximo, que era a velocidade oito. O máximo de cada um vai depender do condicionamento físico, além disso esse treino pode não ser o ideal para você, por isso a ajuda de um profissional é fundamental.

Esse comecinho foi bem difícil, mas estava me divertindo muito, porque cada vez que eu voltava na esteira estava melhorando e me sentindo mais "forte", não tendo mais aquelas sensações ruins. Fui pegando confiança e aumentando os minutos de corrida.

Cada dia era uma nova conquista e estipulei a meta de correr durante 30 minutos seguidos sem andar. Isso para mim era algo impossível e que estava bem longe, porque o que já havia fazendo era o meu máximo, mas queria mais, muito mais. Naquele momento parecia algo inalcançável, contudo hoje é algo tão fácil e comum, é como se fosse andar. Porém, sempre me lembro desse começo em momentos complicados da vida pessoal e na corrida quando quero bater novos recordes.

Na época eu queria correr 5km direto, independente do tempo

Continua...


E é sobre recordes, desafios e provas que falarei no próximo post, que será a continuação deste aqui, se não ficará muito longo.
Espero que tenham gostado de saber um pouco mais da minha história com a corrida, e desejo que isso sirva de exemplo e motivação para encorajar você a começar a se exercitar.
Qualquer pergunta ou dúvida é só me enviar pelo insta que responderei no próximo texto. Beijos




Comentários